quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A previsibilidade africana.

Frequentei durante alguns anos o Annual Meeting do World Economic Forum, em Davos. O "patrão" assim o obrigava!
Dei por encerradas essas actividades em 1994.
Começavam, então, a ser vivamente desinteressantes. 
Exactamente nesse ano, num dos muitos jantares que integravam aquelas festividades, fica sentado a meu lado (ou eu ao lado dele)...já não me lembro quem se sentou primeiro, um senhor que carrega a graça de Alpha Konaré. À época, presidente do Mali.
Chegaram-se à mesma mesa, Chissano e Eneas Comiche, o então ministro das finanças de Moçambique . Ambos, já "velhos" conhecidos. E, a talhe de foice, completava a mesa, Lopez de Arriortúa, o basco, conhecido no "trade" por super-Lopez, o "terror" dos fornecedores da VW (Wolfsburg) e que, anos mais tarde se veria envolvido num escândalo de espionagem industrial, acusado pela GM (Detroit) - onde tinha "deixado a pele" durante anos - de ter roubado planos de fábricas e protótipos para entregar aos alemães. Há meia dúzia de anos, em Madrid, confessou-me que tinha, finalmente, encontrado o seu desígnio pessoal. Ser "paisano"... Abraço, José Ignacio.
Era já o final da época interessante de Davos. Em que os políticos de turno se misturavam com a "populaça" e, de uma forma geral, ouviam das boas...
Konaré, depois de perceber com quem eu trabalhava, dispara-me à queima roupa: esta recente vitória da FIS na Argélia (embora tenham sido arredados, antes mesmo de cheirarem o poder), preocupa-me. Enquanto observador externo, acha que o Mali pode vir a ter problemas com isso?
- Não só acho, como tenho a certeza que vai ter. Especialmente se não conseguirem travar a "onda" de islamização que varre a região. E, como muito bem sabe, não será directamente por vossa causa. Quem vos manda estar ao lado do Níger, que tem tudo para dar a França? Se houver confusão, é certinho que o seu colega Mitterrand, vais estar no rendez-vous! E não vai ser, certamente, ao lado de Bamako.
Passaram 19 anos. Em matéria de "tempo político", foi...ontem.
Olhei Chissano. Tinha ouvido e...sorria, matreiro!